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Arduino: Do Zero ao Jogo

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Recrie o jogo Genius e brinque com seus amigos
Entenda o essencial do Arduino
Domine LED’s, botões e resistores, protoboards
Crie esquemas antes de elaborar seu circuito
Controle o Arduino através de programação
Ganhe segurança para ir ainda mais longe

Conteúdo detalhado:

Introdução ao Arduino

  1. Nosso projeto, o Jogo Genius!
  2. Qual Arduino escolher?
  3. Como ligar o Arduino ao PC?
  4. Não tenha medo de tomar choque! Entendendo o Vcc e GND
  5. Esquematize com Fritzing, depois crie seu circuito
  6. Conhecendo a protoboard
  7. Organizando melhor nosso protótipo de circuito
  8. LED e Arduino, um caso de amor
  9. Como não queimar nosso LED? Resistores em ação
  10. Ah, para isso que serve a Lei de Ohm!
  11. Vendo na prática toda a nossa matemática
  12. Identificando resistores

Controlando uma porta Digital

  1. Baixando a IDE do Arduino para programarmos
  2. Controlando o Arduino via código
  3. Ligando e desligando portas digitais
  4. HIGH Vs LOW
  5. Piscando nosso LED!
  6. Transmitindo nosso código para o Arduino
  7. Depurando a aplicação
  8. Boas práticas de programação já!
  9. Nosso código pode ficar ainda melhor
  10. Poupando espaço na protoboard
  11. Esquematizando mais uma vez

Controlando vários LED’s

  1. Nunca se canse de esquematizar primeiro
  2. Botão a mão na massa mais uma vez, LED’s, resistores e fio jumpers
  3. Modificando nosso código para lidar com vários LED’s
  4. Programar é preciso: usando arrays
  5. Elaborando sequencia de piscadas
  6. Outras combinações de sequencia

Lidando com botões

  1. Um botão, mais do que o olho pode ver
  2. Esquematizar ainda é a palavra de lei!
  3. Pressionado ou não? Epa, não era o que eu esperava!
  4. A representação esquemática no Fritzing
  5. Resistores PULLUP
  6. Materializando nossa solução na protoboard

Realizando uma leitura analógica

  1. Precisamos sortear números
  2. Os números não mudam? Potenciômetro ao nosso auxílio
  3. Números aleatórios sem potenciômetro
  4. Melhorando ainda mais o código do nosso jogo
  5. Criando uma máquina de estados
  6. Esquematizando antes de codificar
  7. Trabalhando com enumerações
  8. Identificando novas rodadas

Interagindo com o Jogador

  1. Nosso jogador ainda não faz nada. Hora de agir!
  2. Atualizando nosso esquema de código
  3. Preparando novas rodadas
  4. Processando a resposta do jogador
  5. Identificando o estado do jogo
  6. Jogo finalizado
  7. Sucesso ou fracasso?

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One comment

  1. Seria bom se tivesse algumas coisas de 3D

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